Vídeo, O mundo global visto do lada de cá

            
                    
                           O vídeo acima, apresenta em um trecho,  uma cena de um homem salvando uma criança do ataque de cão feroz. O fotógrafo aproveita esse fato para realizar uma reportagem. O redator do jornal ao ouvir o acontecido, decide colocá-lo como uma manchete sensacionalista, enaltecendo a bravura do homem nova-iorquino ao salvar a garotinha. Entretanto, ao descobrir que era árabe, inverte todos os fatos narrados pelo fotógrafo. De herói ele passa a ser um terrorista e um agressor de um cão de raça pura.Logo, uma ameça à sociedade norte-americana.
                         Verificamos com isso, que a mídia da comunicação, em razão da grande influência que exerce sobre a sociedade, tem o poder de manipulara opinião pública para atingir os interesses da classe dominante.Neste caso, apresentar os povos árabes como uma "ameaça" para o país e desta forma, acaba consolidando a política preventiva contra  o mundo islâmico,  considerados "terroristas".

Conceito de Intelectual Outsider:
       
É visto como áquele que não se enquadra, que não faz questão de fazer parte de nenhum grupo determinado, alguém que vive a parte da sociedade, alguém dotado de um estivo de vida independente e alternativo.
Características de um Outsider Intelectual:
     
É controverso e arredio ás discrepâncias e falhas do sistema econômico e social. Recusa-se a desenvolver uma mecanicista mentalidade prática burguesa. Possui uma profunda resistência a integração na cultura globalizada, imunização da moda, mídia economia.O Outsider intelectual é um amante da verdade, por mais dura que esta possa ser. Sofre e faz sofrer por causa de sua sinceridade e autenticidade.


Biografia de Milton Santos: 



    
Neto de escravos e filho de professores, Milton Santos ( 1926-2001 ). Foi alfabetizado em casa  pelos pais. Formando em Direito. Jornalista de profissão, foi para a França em 1958 quando se tornou doutor em geografia. Publicou 40 livros e assinou centenas de artigos.Morou e lecionou na França, Tanzânia, Venezuela, Estados Unidos e Canadá. Em 1978, voltou ao Brasil e na década de 90 se tornou uma das principais referências contra o neoliberalismo. Ele se intitula o "intelectual outsider" por não responder por partidos nem grupos acadêmicos e explica que a informação é o coração da globalização.
     Em 1994, ele conquistou o Prêmio Vautrin Lud, o Nobel de Geografia, sendo o único brasileiro a conquistar esse prêmio e o primeiro geógrafo fora do mundo Anglo-saxão a realizar tal feito.
    
Ele era um ferrenho crítico sobre a globalização. Dividiu o mundo em "Globalização como fábula", " Globalização como perversidade" e "Globalização como possibilidade."
     Ele caracterizou-se por apresentar um posicionamento crítico ao sistema capitalista e seus pressupostos teóricos dominantes na geografia de seu tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog